Que a saúde é importante para manter uma boa qualidade de vida, ninguém tem dúvida. Ainda assim, é comum encontrar pessoas se perguntando sobre quais exames preventivos são os mais importantes.

Se você também faz esse tipo de questionamento, vamos esclarecer um pouco sobre o assunto ao longo do artigo — contando quais são os principais exames que devem ser feitos, assim como a razão pela qual você deveria fazê-los. Vamos lá?

Teste ergométrico

O teste ergométrico avalia como o sistema cardiovascular reage ao esforço. A forma de realizar é simples — você caminha por uma esteira similar às de academia e a intensidade aumenta de forma gradativa.

A ideia é prevenir e diagnosticar doenças como a arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial. Os eletrodos registram as informações ligadas ao ritmo e à frequência cardíaca.

De forma geral, o exame é recomendado em check-ups e análises para identificar problemas cardiovasculares. A indicação deve ser estudada com cautela em casos de pacientes com labirintite, arritmias descontroladas e obstruções arteriais.

Outro ponto importante é a identificação de dores no peito que não apareceriam em repouso. Nesse caso, se torna mais fácil estimar riscos de problemas graves ligados ao coração, como o infarto.

Papanicolau

O papanicolau ajuda a prevenir o câncer de colo de útero e é feito a partir da coleta de células — identificando mudanças no tecido do útero e a presença do HPV, além de doenças sexualmente transmissíveis

O exame é feito com a ajuda de um espéculo, usado para extrair o material de laboratório. Após a avaliação, o médico recebe um laudo classificando as possíveis alterações e anormalidades.

De acordo com o resultado, alguns testes específicos podem ser sugeridos. Isso porque o exame não é o suficiente para diagnosticar câncer, por exemplo. A periodicidade varia, geralmente sendo feito de três em três anos.

Para isso, a mulher não pode ter feito sexo por três dias, além de um período de dias específico ligado à menstruação. O nome tem relação com o médico romeno criador do exame, Geórgios Papanicolau. 

Colesterol

Se você pensa em prevenir doenças cardiovasculares, o exame de colesterol é uma das formas de fazer isso. A ideia é medir a presença do HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). 

Caso os níveis do segundo tipo estejam altos, os médicos podem sugerir mudanças na alimentação e algumas medicações. O exame é realizado de forma simples — uma quantidade de sangue é retirada e analisada posteriormente.

O que acontece se os níveis estiverem ruins? A resposta para essa pergunta varia de acordo com a pessoa. Por isso, você vai precisar de um acompanhamento médico. Apenas assim será possível indicar quais atitudes para controlá-lo. Entre as medidas, podem ser indicadas:

  • a prática de exercício físico;
  • uma alimentação balanceada e
  • prescrição medicamentosa.

Hemograma

O hemograma é o exame de sangue que a maior parte das pessoas já se submeteu. O objetivo é avaliar células — hemácias, leucócitos e plaquetas. Assim, é possível verificar problemas como infecções, alergias, leucemia, anemia e hemorragia.

Nesse caso, o sangue é colhido com uma agulha e levado para análise, sendo solicitado com frequência que varia de acordo com o paciente. Uma dúvida muito comum sobre o preparo para esse exame é o tempo de jejum. Atualmente, não é obrigatório realizar jejum para o exame de hemograma. No entanto, é preciso informar ao laboratório quando foi feita a sua última refeição.

Como os resultados são avaliados? Na prática, variações nas hemácias podem indicar anemias. Os leucócitos, por sua vez, identificam vários tipos de infecção. Já as plaquetas, revelam possibilidade de hemorragias e trombose.

Triglicérides

Assim como o colesterol, os triglicérides podem ser responsáveis por vários problemas de saúde, levando a processos inflamatórios. Seu controle pode diminuir as chances de AVC, infarto e problemas cardiovasculares.

Onde os triglicérides podem ser encontrados mais facilmente? De forma geral, nos carboidratos. Alimentos como pães e massas — muito presentes na mesa de boa parte dos brasileiros — são ricos no nutriente.

O exame é o mesmo usado para avaliar o colesterol e é recomendado para pessoas acima dos 20 anos, para ser feito uma vez a cada cinco anos. A forma mais simples de diminuir os triglicérides é mantendo um peso saudável e diminuindo a ingestão de alimentos hipercalóricos.

Glicemia

O exame de glicemia mede a quantidade de glicose no sangue, sendo responsável por acompanhar e prevenir a diabetes, além de detectar a hipo e a hiperglicemia. Para esse exame, o jejum também é necessário e o consumo médio de açúcar é determinado.

A periodicidade varia. Para pessoas com diabetes, é dosada de três em três meses, além de ser avaliada em check-ups a partir dos 40 anos. Nesses casos, existem recomendações específicas para os cuidados com pacientes diabéticos.

Uma das principais recomendações é o uso do cartão de identificação. Em casos de hipoglicemia, os sintomas podem ser confundidos com embriaguez — o documento evita problemas em períodos de festas, por exemplo, contribuindo com um tratamento emergencial assertivo para a diabetes.

Mamografia

Você já deve ter visto informações sobre a prevenção ao câncer de mama, não é? São mais comuns durante o mês de outubro — graças à tradicional campanha “Outubro Rosa”.

A mamografia é usada para diagnosticar o câncer de mama, por meio da captura de imagens dos seios. O objetivo é encontrar alterações usando tecnologia similar a de exames de raio-X. Ainda assim, apenas o resultado não é o suficiente para determinar a existência de tumores, podendo ter outras avaliações sugeridas para confirmar a suspeita.

A escala usada é chamada de “BI-RADS”, avaliando as imagens e chegando às alterações malignas ou benignas. De forma geral, é requisitado a partir dos 40 anos, embora a determinação varie em vários países.

Os exames preventivos, como você viu, são variados e ajudam a identificar possíveis problemas de saúde antes que consequências e sequelas aconteçam. Todos contam com uma periodicidade específica, considerando fatores como idade e histórico médico.

Não se esqueça de que os exames preventivos sempre devem ser feitos em clínicas bem-conceituadas e de confiança. A Magscan, por exemplo, conta com um portfólio de serviços amplo com a realização de vários exames.

O que acha de começar a se prevenir em uma das empresas de saúde mais conceituadas do Norte do país? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *